terça-feira, 27 de setembro de 2011

Blog do Chico: um ano de vida!



           Além da festa de comemoração, aniversário é também uma oportunidade de olhar para trás e rever aquilo que foi feito de bom. Sendo assim, farei um apanhado do que achei mais relevante neste tempo. Criei o blog e postei meu primeiro texto: Eu e o meu nome. Este inaugura o blog explicando, através da história do meu nome, o próprio nome do blog. Esse texto acabou por nortear uma linha ou um estilo para os outros tantos que vieram. Queria escrever sobre tudo que gosto. Gosto muito da música. Aliás, amo a música. Porém, não queria também me deter somente num assunto, se não teria que criar vários blogs. Gosto também da poesia, da literatura, das artes de um modo geral. Gosto da política, da história, da filosofia etc. De certo modo, o primeiro texto me trouxe o gosto pelas histórias contadas de memória. Aquelas ligadas geralmente à infância e ao meu gosto pela música, pelo canto.
Uma em especial conta a primeira audição que tive de Milton Nascimento numa sala de aula na 7ª série do ginasial. Foi uma experiência e tanto: A capa do Milton. Outra que gosto muito e conta uma história bem marcante de uma idade bem tenra, é O pequeno cantor. Outra ainda é Boas lembranças, misto de poesia e memórias, inspirado em poesia de minha amiga Eliana. Gostei muito de tê-la criado. Escrevo pouco poesias, mas gosto e acho que levo jeito. Memória musical e Lembranças de um festival, trazem a música de um tempo escolar e juvenil. Um verdadeiro recorte de um tempo dos anos 70.
Outros de minha preferência e bem lidos são os textos sobre obras e vultos que me são caros, como os textos sobre o futebol do Chico Buarque e a Transa de Caetano, os DVDs de Vanessa da Mata e de Roberta Sá, assim como o maravilhoso livro de Marcio Borges, o poeta do Clube da Esquina. A resenha sobre o belo livro de poesias Retrós de Eliana Pichinine, também marcou bastante.
Dei e continuarei dando espaço aos textos de artistas e de amigos que me são caros. Das poesias que também marcaram este primeiro ano, cito as de Adélia Prado, Carlos Drummond, Cora Coralina, Cida R. Barreiros, Eliana Pichinine e Cida Barreiros, Nelson Marques. Os de minha autoria, cito Conversa sobre notas e cafés, Palavras que brotam, Para Paraty, Quero os chinelos e Pensamento e palavra. A alegoria sobre o triângulo amoroso, surgido a partir de trocas adoráveis de comentários dos amigos, também está entre meus preferidos.
Pensamentos e reflexões de ordem sociológicas, filosóficas e até antropológicas também fazem parte do desejo de expressão desse espaço. Entre eles, cito a segunda postagem do blog sobre o olhar antropocêntrico; mídia e mundo contemporâneo; a série sobre os direitos humanos (1 e 2); a poesia e o homem; a poesia e o universo feminino; civilização e barbárie e uma reflexão de minha amiga Katia Silva sobre a virtualidade social. Fala sobre a dicotomia ligar-se e desligar-se. Muito interessante!
É isso aí, muita música, histórias, poesias e reflexões sobre a vida nessas mais de dez mil visitas e mais de 80 postagens. Nem dá pra falar de todas as postagens. O melhor de tudo são os comentários inteligentes e bem-vindos dos amigos que proporcionam um debate bem acalorado, inspirado e envolvente e que por muitas vezes resultam em outros temas e textos.

Quero agradecer imensamente a participação de todos que visitam esse espaço amigo, principalmente os que deixam aqui seus comentários que ajudam a construir a história desse blog. A todos, meu muito obrigado e um abraço fraterno do Chico Furriel de Assis.

                                                                                             Feliz Aniversário!

9 comentários:

  1. Assis, você está mais do que de parabéns pela sua iniciativa de construir o Blog do Chico, que na verdade acaba sendo de todos nós, porque tem aquele aroma de café gostoso, que se degusta naquele bate-papo amigo, no qual as horas passam e a gente nem vê. Esse carisma que lhe é tão peculiar, você arremessa em nossos corações através de considerações que calam em lembranças, momentos inesquecíveis de nossas vidas. Essas pausas reflexivas fazem com que nos reconheçamos seres humanos nessa correria frenética e robótica do dia-a-dia, e então você nos faz sorrir... você, embora seja um grande homem, será sempre o nosso menino, porque a sua criança interior é de uma luminosidade tal que traz muita paz, muita felicidade aos nossos corações... Mais uma vez, parabéns à você, meu querido amigo, e que o Blog do Chico rompa sempre todas as barreiras e alcamce todos os corações, pois iniciativas como essa, é que tornam o mundo melhor! DEISE CORDEIRO CANDREVA

    ResponderExcluir
  2. Deise, minha querida amiga.

    Muitíssimo obrigado por suas palavras generosas e amáveis. Você faz parte de um grupo de amigos, que por ter convivido em um tempo mágico, ficou especialmente guardada no coração. Sua sensibilidade me comove e me alegra.

    Grande beijo do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Assis,

    Bela resenha de seu blog.Porém, acrescentarei aqui com o meu agradecimento à sua presença constante em minhas viagens poéticas. A sua contribuição através de adendos musicais é algo muito especial. Sempre penso: a sua memória musical deveria ser "tombada"!

    Parabéns pelo blog, pela sensibilidade e por sua capacidade de entreter os leitores através de sua escrita sempre aconchegante. Tarefa que considero difícil de ser realizada.

    Como não caberia aqui comentar sobre todas as crônicas e poesias que gosto, citarei a alegoria sobre o triângulo amoroso e a interessante origem dessa conversa através de discussões em torno de poemas e música. Gostei bastente de "Boas lembranças" e de tantos outros...
    Por fim, ratifico a minha admiração pelo seu talento:

    Asas de Assis*

    Menino talentoso
    Voz de sabiá
    Desafia a tristeza
    Acompanha andorinhas
    Visita colibris
    Indaga sobre a vida

    Brinca de voar
    No meio-fio
    alcança
    os vaga-lumes

    A lua
    bate palmas

    Eliana Pichinine
    22/12/ 2010


    * Dedicado ao amigo Assiss Furriel

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    se o blog acabasse hoje, já teria valido a pena ter te conhecido melhor e ter trocado tantas ideias bacanas com você. De algum modo, acredito que os nossos blogs nos uniu mais. E não somente a nós dois, mas as nossas famílias e amigos.

    Vamos recapitular: Vc já tinha um blog e eu não sabia. Não sabia nem que escrevia (e bem). Vc conheceu o meu pelo FB e aí trocamos as primeiras impressões. Eu incentivei a Kátia e a Cida a criarem seus blogs e a conhecê-la. Logo, vc me apresentou o blog do Túlio Villaça (que eu já conhecia do Movimento Espírita) e ele e eu trocamoa bastantes ideia legais sobre música. Adoro o blog dele e acompanho sempre aí do lado, nos links. Depois, veio o Nelson com as poesias bissextas. Grande Nelson! A Tati se aproximou e já tem o dela também. Conheci algumas figuras através do seu blog, como a Eralda (ñ me lembro o sobrenome) que esccreve muito bem tb. Olha, é uma enorme rede do bem. Do bem da arte e da poesia. Faz bem à alma e ao coração da gente.

    Tenho revisto amigos queridos de tempos antigos, como a Deise Cordeiro que comentou acima. Cada vez mais me encanto com essa coisa, com esse canal de comunicação e interação. Foi uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos anos. Até mesmo quando me encontro desanimado ou sem inspiração, penso em algo pra escrever.

    Porém, só funciona com a participação do amigos. Como diziam os Beatles: "Whith a little help from my friends".

    Quanto ao belo poema "Asas de Assis", só não a pubçlico porque seria demais vaidoso de minha parte. A homenagem é maior que o homenageado. É lindo! Obrigado!

    Bjs e muito agradecido pela presença constante!

    ResponderExcluir
  5. Querido Chico:
    Tenho acompanhado o seu Blog, que é ótimo. Desejo que você continue com seus textos, com suas poesias, com suas reflexões por mais tantos anos quantos forem possíveis e que continue a tocar nos corações dos seus leitores, assim como toca no meu coração.
    Felicidades e feliz aniversário !!!!
    Parabéns
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Sonia!

    Seus comentários são sempre bem-vindos. Sua participação é uma honra pra mim. Isso me dá cada vez mais ânimo.

    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Assis,

    Vale acrescentar que foi através do nosso amigo David Oliveira que tive notícias de seu talento também com textos bem escritos e interessantes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana,

    Dessa eu não sabia. O que por exemplo ele lhe indicou? Não foi pelo blog, pois esse ele veio a conhecer há pouco tempo. Foi a monografia?

    ResponderExcluir
  9. Assis,

    Foi o blog sim!!! Ele me disse no final do ano passado e então eu fui procurar saber. Ele já lia, você é que não sabia disso então...

    Bjs!!!

    ResponderExcluir