sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fita vermelha já!

Semana passada, minha família e eu sofremos um acidente de automóvel e fomos socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Como estava consciente (afinal, não foi um acidente grave e sim um grande susto), tive oportunidade de trocar algumas palavras com os profissionais socorristas. Eu que já vinha pensando em aderir à fitinha vermelha no carro, em solidariedade a esses soldados, agora recebendo o seu socorro, confirmei tudo aquilo que já sabia ser verdade. Pude notar e sentir o cuidado, o zelo e o carinho com que o trabalho é feito. Não somente se busca preservar e salvar a vida, mas na medida do necessário, preserva-se também o estado emocional daquele que é socorrido. 

O pronto-atendimento foi eficaz, porém, por praxe, o hospital deve ser público. Mesmo tendo plano de saúde em rede particular, lá fomos para o "Souza Aguiar". O bombeiro que dirigia, diante do meu questionamento quanto a isso, me disse que por eles seria até melhor nos levar para um hospital particular, mas a ordem tem que ser obedecida.

Ao chegarmos ao hospital, fomos atendidos por todos os profissionais pelos quais passamos (médicos, enfermeiros, operadores de raio-x e até maqueiros) com toda presteza. Não sei se foi sorte, acredito que não. Acredito que o profissional da rede pública que lida com o público, sobretudo o mais pobre, faça o seu trabalho com honestidade e zelo.

No entanto, pude perceber a falta ou a insuficiência de alguns recursos, como maca que tivemos que esperar um pouco, assim que chegamos; lençol, que minha mulher pediu, pois sentia frio; trinco nas portas dos banheiros; cadeiras rolantes que não rolavam, pois as rodinhas estavam emperradas; alguma deficiência nos aparelhos de raio-x que dificultava uma melhor resolução nas imagens (ouvi de um operador, inclusive, que um dos aparelhos estava sendo desligado, pois apresentava defeito e seria consertado naquele momento).

Há que se analisar dois aspectos importantes nessa história, o atendimento prestado pelo profissional, pelo ser humano e os recursos necessários para esse atendimento. É sabido que as remunerações pagas a esses profissionais, desde os bombeiros que socorrem nas ruas até os médicos e enfermeiros que continuam esse atendimento dentro dos hospitais, são vergonhosas de tão mínimas. É triste constatar que o trabalho importante da valorização da vida e da dignidade do indivíduo seja tão pouco reconhecido pelas autoridades que historicamente se sucedem no poder.

Nos episódios dos protestos dos bombeiros por melhores salários, ficou claro para a sociedade, através da própria mídia, o escárnio com que são tratados os profissionais que prestam serviços de primeira necessidade (verdadeiros heróis que são), pelas autoridades de Estado. O episódio da prisão dos mais de 400 homens da corporação marcou bem o autoritarismo como foi tratado o assunto. O próprio governador fez sua mea-culpa, recentemente. Obviamente, pressionado pela opinião pública que clamava por justiça e bom senso. (leia matéria)

Na minha humilde opinião, a saúde pública, assim como a educação, pode sim ser oferecida pelo Estado com qualidade e para todos que precisam e que contribuem com impostos. O que basta é vontade, desejo de fazê-la desse modo. Assistindo ao documentário "SOS Saúde", de Michael Moore que fala sobre o péssimo atendimento público na área da saúde da maior potência do mundo, fiquei pensando: é possível fazer bem feito, pois (guardando as devidas diferenças) se Cuba é referência mundial em saúde, porque que não podemos fazer melhor. O capitalismo selvagem americano proporciona cenas como a que Moore mostra em seu trabalho. Americanos que não têm condições de pagar seus tratamentos médicos são levados à ilha de Fidel para lá serem cuidados com todos os direitos que têm os nativos cubanos. Uma vergonha para os EUA.

Assim como foi criado o projeto que obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas (veja link do senado), deveria ser criado igual projeto que obrigasse políticos a também utilizarem o atendimento médico-hospitalar público. Essas iniciativas existem para mostrar que a educação básica que o estado oferece é ruim. E quanto à saúde é a mesma coisa.

Ali, naquela cabine da ambulância, junto àqueles que nos tratavam com tanto carinho e gentileza, juro que fiquei constrangido em pensar no meu salário diante dos pouco mais de novecentos reais dos bombeiros. Digo, sem medo de errar, que numa comparação de importância, meu cargo e minha função não chegam aos pés das exercidas por eles.

Ainda na ambulância, disse para o motorista, ao ver um carro à nossa frente com uma fitinha vermelha: _E eu acabei por não colocar a fita no meu carro. E ele me respondeu: _Ainda há tempo!

É isso! Meu carro teve perda total. Porém, antes mesmo de entrar no novo, a primeira coisa que farei será ornamentá-lo com a marca da minha solidariedade, que já é a de toda sociedade.

.

6 comentários:

  1. Assis,

    Não sabia do ocorrido. Que bom ter sido uma experiência que não teve consequências piores. Realmente a área de saúde pública está cada vez mais carente, porém, efetivamente existem servidores públicos comprometidos com a qualidade.

    Grande beijo para vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Eliana!

    Realmente, foi uma experiência bem difícil, pois foi forte. Porém, sem maiores conseqüências. Todos estamos bem. Resolvi escrever mais sobre o atendimento mesmo e sua importância.

    Viva os bombeiros, esses heróis do nosso cotidiano.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Grande Assis,
    Belo texto!
    Eu coloquei a fita vermelha no meu carro há duas semanas quando passei defronte à Assembléia Legislativa e assisti ao movimento justo dos bombeiros.
    A realidade da saúde pública e do descaso da classe política, que voce relata em seu texto infelizmente é o nosso Rio e ainda o nosso Brasil. Acho que precisaremos de algumas gerações com muita melhoria em educação pública para mudarmos isso. Talvez nossos filhos estejam mais próximos dessa realidade.
    Um abraço
    Nelson

    ResponderExcluir
  4. Realmente o descaso com a saúde e educação que testemunhamos em nosso país é grave e vergonhoso!

    Precisamos nos unir e apoiar uns as causas dos outros, pois trata-se de um anseio pelo bem coletivo. Professores, médicos, bombeiros, ... como pode pessoas que se dedicam a profissões tão essenciais serem tão mal remuneradas?

    Você e sua família tiveram a sorte ( ou providência divina) de serem atendidos por profissionais comprometidos com o trabalho, acho isso nem sempre é possivel, devido ao desgaste emocional dessas pessoas diariamente.

    Fita vermelha já !

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Tati!

    Foi Deus mesmo, intervindo por nós!

    Obrigado pelas palavras

    ResponderExcluir
  6. Caro Nelson,

    esperemos que nossos filhos vivam mesmo essa realidade melhorada que tanto anseiamos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir