quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mensagem amiga


Ao Amigo Francisco 

Dona Lúcia e o exame de consciência...
O pátio sombreado da escola antiga
Que envelheceu e caducou ao lado da escola nova
Até que um dia ruiu...

Dona Hercília, a melhor professora do mundo...
O odor cáustico do sabão português,
O sabor de remédio do leite em pó americano,
O beijo roubado na menina mais bonita..

A Guanabara estampada nos bolsos
Com os botos que depois sumiram (da baía e dos uniformes).
A Quinta da Boa Vista como refúgio,
E as viagens de passe escolar nos ônibus da CTC.

A Seleção Brasileira desfilando na Av. Brasil,
Na conquista da Copa do Mundo de 1970,
Quanta coisa a nossa infância guarda adormecida,
Que a maturidade desvanece e esquece...

Trago em mim
A força dos caminhos distintos e separados
Mas nunca superados ou esquecidos
Pois se fizeram mais amados e muito queridos...


Paulo Cesar
04/05/2011

.

2 comentários:

  1. Paulo,

    caro amigo!

    Obrigado por suas especialíssimas memórias que são as minhas memórias que de tão distantes (de uma época mágica juvenil), se mostram profundas e mais que presente em vc e em mim e, com certeza, em muitos daqueles que conosco conviveram .

    Parabéns pela inspiração e pela sensibilidade!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor do texto.
    A minha memória resgatou a lembrança do ônibus da CTC, acho até que era azul e branco...
    Muito legal!

    ResponderExcluir