segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mídia e Mundo Contemporâneo: a questão da mídia e da esfera pública


Graças a um poderoso sistema de mídia, a esfera pública nunca foi tão púbica como nos últimos tempos. Desde a invenção da prensa gráfica de Gutenberg em 1450, passando pelo rádio e pela televisão até a rede mundial de computadores, a “instituição” do debate público ganhou força, qualidade e se ampliou. Hoje, pode-se atestar o vaticínio de Andy Warhol que disse: “No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos”. Wahol, que era artista plástico, um gênio da Pop Art americana, sabia que a exposição da imagem, através de uma mídia que atingisse a massa, seria capaz de tal feito. Hoje, temos o fenômeno da Internet, que transforma, instantâneamente, um anônimo em celebridade. Através desse sistema de mídia, qualquer indivíduo, de qualquer parte do mundo, pode ser agente do debate no fórum mundial. Nesse contexto, um fato histórico merece uma menção: a fatalidade do “11 de Setembro” de 2001 pôs, nesse dia, milhões de pessoas em frente a TV, que assistiram, ao vivo, a colisão do segundo avião contra a segunda Torre Gêmea. É o espetáculo do instantâneo! Como num “Big Brother”, imaginado por Orwell, estamos cada vez mais expostos e nunca foi tão necessário refletir sobre.

----------------------------------------------------------------------------------------
Por Francisco de Assis Furriel  originalmente em 28/04/2009

2 comentários:

  1. Concordo que devemos realmente pensar mais antes de aceitar e reverenciar os "minutos de fama".Aliás, acredito que só existem muitas "celebridades" porque tem público para tal. Seria interessante uma maior criticidade diante desse comportamento "mimético" exaltado na nossa sociedade contemporÂnea.

    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Se por um lado este sistema de mídia colabora com uma dinâmica de informações que evitam desastres e nos informa em tempo real de situações ocorridas num mundo globalizado que muito nos interessa saber , por outro invade nossa privacidade e nos expõe a situções desagradáveis por muitas vezes.
    Estamos na era " Sorria você está sendo filmado"...

    ResponderExcluir